8 Perguntas Sobre Gravidez Que Você Pode Não Querer Fazer Ao Seu Médico

P1. Posso engravidar fazendo sexo oral?

Não. Você só pode engravidar se durante a relação sexual houve penetração vaginal.

P2. Como vou saber se estou grávida?

Se você teve relações sexuais desde o seu último período, e seu período atual está atrasado, você pode estar grávida. Após a implantação do óvulo fertilizado a menstruação não deveria ocorrer, e daí para as mulheres que tenham sido sexualmente ativas e que tenham previamente menstruado regularmente, a ausência de um período deve ser um sinal de gravidez.

A forma mais comum para confirmar a gravidez é fazer um teste caseiro de gravidez.

Estes são relativamente baratos e podem ser feitos na privacidade do seu lar. Os fabricantes afirmam que os testes são até 95% precisos.

Se o teste caseiro der resultado positivo, você deve marcar uma consulta para ver o seu médico.

P3. É seguro para ter relações sexuais durante a gravidez?

Para a maioria dos jovens é normal que eles gozem de uma vida sexual ativa durante toda a gravidez. Relações sexuais não irão prejudicar o desenvolvimento do seu bebê, uma vez que ele está protegido por um saco de fluidos em seu útero.

Sexo durante a gravidez também pode ajudá-la a descontrair e deve ajudá-la a manter uma forte ligação com o seu parceiro, pronto para os próximos meses.

P4. Será que o corrimento vaginal aumenta durante este período?

Sim, infelizmente ele aumenta. O corrimento vaginal pode muito bem aumentar durante todas as fases da sua gravidez e deverá ser semelhante ao que você já possuía antes de um período. É apenas quando o corrimento torna-se muito espesso, mal cheiroso ou com vestígios de sangue que você precisa procurar ajuda médica. Se a causa é uma infecção, ela pode ser facilmente tratada com cremes ou comprimidos.

P5. Vou ter hemorróidas?

Você pode vir a ter. Embora as pessoas riam e façam piada sobre hemorróidas, elas não são assunto para brincadeiras.

Durante a gravidez as paredes e as veias em seu ânus incham e o fluxo sanguíneo torna-se lento, fazendo com que as veias afetadas causem certa dor.
Há precauções que você pode tomar para ajudar a reduzir as chances de desenvolvimento de hemorróidas, tais como:

- Comer uma dieta cheia de fibras e beber muito líquido para evitar a constipação.

- Tente relaxar quando for ao banheiro e não force.

- Faça exercícios regularmente para ajudar o fluxo sanguíneo em torno do seu ânus.

Se você acabar tendo hemorróidas o seu médico poderá sugerir um creme adequado para aliviar a dor.

P6. Qual é o melhor método contraceptivo para usar após o nascimento?

Isso dependerá se você gostaria de ter outro bebê em breve ou não. Se você quiser ter outro bebê em breve (dentro de um ano) use medidas de curto prazo como preservativo junto espermicida.

Em longo prazo, métodos como injeção contraceptiva e a pílula podem ser suas melhores opções.

P7. Depois de quanto tempo eu posso voltar a ter relações sexuais após o nascimento?

É aconselhável esperar algumas semanas depois de um parto normal, e até três meses depois de uma cesariana, já que pode levar algum tempo para sarar completamente o local. É importante, porém, que você e seu parceiro estejam de acordo e nenhum dos dois deve se sentir pressionado.

Tenha consciência de que você pode sentir-se seca; embora usando lubrificantes à base de água não exista nenhuma razão para sua vida sexual não ser tão agradável como antes.

P8. Se eu precisar fazer uma episiotomia, como é que ela vai ser reparada?

Nem sempre é o caso que o seu períneo (a área entre a entrada vaginal e reto) irá “rasgar” ou precisar ser cortado. Além disso, não há nenhuma maneira de saber se você precisará de pontos. Alguns estudos têm demonstrado que uma massagem perineal pode ajudar a prevenir o trauma. Seu médico será capaz de aconselhá-la sobre este assunto. Às vezes, quando houve um pequeno “rasgo”, este poderá ser deixado para curar naturalmente.

Mais Sobre Gravidez

Gravidez

Problemas na Gravidez

Fases da Gravidez - Mês a Mês

Fases da Gravidez - Trimestres