Fases da Gravidez - Primeiro Trimestre

Os nove meses de gravidez, desde a concepção até o parto é uma época emocionante e cheia de mudanças.

À medida que o embrião cresce e desenvolve-se em um bebê, muitas mudanças estão também a decorrer no corpo da mãe.

Primeiro Trimestre

Gravidez é muitas vezes dividida em trimestres ou terços.

As primeiras 12 semanas são o primeiro trimestre, semanas 13 a 28 o segundo e 29 até a hora do nascimento o terceiro.

O desenvolvimento fetal geralmente segue um curso previsível. Saiba o que acontece durante os primeiros três meses do bebê no ventre.

Esta ficha técnica explica as mudanças que ocorrem na mãe e no bebê durante cada trimestre da gravidez

fazes da gravidez primeiro trimestre

Concepção

A ovulação tende a ocorrer no meio do ciclo menstrual: tipicamente a cerca do dia 14 de um ciclo de 28 dias. A fertilização do óvulo pelo esperma tem lugar em uma das duas trompas de falópio. O ovo fertilizado então viaja ao longo da trompa e “implanta-se” no útero.

Se uma mulher engravidar, o útero não liberta o seu revestimento, no final do ciclo mensal. Para muitas mulheres, a primeira indicação da gravidez é um período falhado.
Mudanças durante a gravidez - Primeiro trimestre (semanas 0-12)

Mãe

O útero está baixo em relação à bacia e não há mudanças externas visíveis ainda, dando as mulheres à oportunidade de se preparar psicologicamente para a gravidez.

O primeiro trimestre é um período de rápidas alterações hormonais, que causam diversas alterações físicas. Muitas mulheres sentem-se muito cansadas.

Aumento dos níveis hormonais na circulação pode causar náuseas. Comer pequenas refeições regulares pode ajudar a reduzir as náuseas. As mulheres que não estão conseguindo comer alimentos ou líquido devido ao vômito devem ver o seu médico.

Algumas mulheres começam sentir um gosto metálico ou param de desfrutar certas coisas, como café ou alimentos picantes.
Algumas mulheres experimentam constipação, que pode ser prevenida ou aliviada tomando bastante água e seguindo uma dieta saudável, com bastante fibra.

A quantidade de fluído aumenta na circulação da mãe porque seu sangue também circula pela placenta onde o bebê está se desenvolvendo. Algumas mulheres podem sentir-se um pouco tontas ou até mesmo desmaiar.

O primeiro trimestre é o momento mais importante para as mulheres e deve-se evitar tomar qualquer medicação que possa interferir com o desenvolvimento do bebê. Embora o ocasional copo de vinho seja improvável que cause danos sérios, pesado consumo de álcool deve ser evitado.

Bebê

O primeiro trimestre é um período de rápido crescimento e desenvolvimento. O bebê desenvolve todos os seus órgãos e sistemas orgânicos. O coração começa a bater pela quinta semana. Esta é seguida pela formação do tubo digestivo, os gomos de braços e pernas e o início dos olhos e ouvidos.

O embrião tem uma forma inicialmente ondulada e o tamanho é de aproximadamente 20 milímetros por seis semanas.
Por nove semanas, a maior parte dos órgãos já está formada. Por 12 semanas, o bebê é de aproximadamente 100 milímetros, as costas estão endireitando e os membros estão crescendo. Nutrientes da mãe são transferidos da placenta para o bebê, através do cordão umbilical. Resíduos do bebê são devolvidos à circulação da mãe para serem removido.

Mais Sobre Gravidez

Gravidez

Problemas na Gravidez

Fases da Gravidez - Mês a Mês

Fases da Gravidez - Trimestres