Encontrando A Melhor Posição Para Dormir Na Gravidez

No início de sua gravidez, tente obter o hábito de dormir de lado. Deitar de lado com os joelhos dobrados é provavelmente a melhor posição para dormir na gravidez. Também torna o trabalho do seu coração mais fácil, porque ele impede que o peso do bebê aplique pressão sobre a grande veia (chamada de veia cava inferior), que transporta o sangue de volta para o coração de seus pés e pernas.

Alguns médicos recomendam que mulheres grávidas durmam especificamente sobre o lado esquerdo. Para eles essa é a melhor posição para dormir na gravidez ja que como o fígado está no lado direito do abdômen, deitar sobre seu lado esquerdo contribui para evitar que o útero pressione esse órgão.

Dormir do lado esquerdo também melhora a circulação do coração e permite o melhor fluxo sanguíneo para o feto, útero e os rins. Pergunte ao seu médico o que ele recomenda - na maioria dos casos, dormir de lado (direito ou esquerdo) já ajuda, e muito.
.
Algumas mulheres, porém, podem pensar que dormir sobre um dos lados não é a melhor posição para dormir na gravidez já que ficam preocupadas pensando que podem rolar para a sobre a barriga durante a noite. Trocar de posições é uma parte natural do sono que você não pode controlar. Muito provavelmente, durante o terceiro trimestre da gravidez, seu organismo não irá virar para a posição de bruços (barriga para baixo), pois vai ser muito desconfortável.

Se você por um acaso acabar virando de barriga para baixo durante a noite, o desconforto do peso do bebê pressionando a veia cava inferior será muito grande e fará você acordar. Veja o que recomenda o seu médico, ele ou ela pode sugerir que você use um travesseiro de apoio para manter-se virada de lado.

Experimente almofadas para descobrir a melhor posição para dormir na gravidez. Algumas mulheres acham que ajuda colocar um travesseiro sob o abdômen ou entre as pernas. Além disso, utilizar um travesseiro menor ou lençol dobrado nas costas pode ajudar a aliviar algumas pressões. De fato, você verá que existem muitas almofadas especiais pra gravidez no mercado. Se você estiver pensando em comprar uma, converse com seu médico sobre qual é a melhor para você.

Dicas de Como Dormir Durante A Gravidez

Embora possam parecer atraentes quando estiver sentindo-se desesperada por uma noite de sono, remédios para dormir não são recomendados para mulheres grávidas. Em vez disso, as seguintes dicas somadas a melhor posição para dormir durante a gravidez vão seguramente melhorar suas chances de obter uma boa noite de sono:

• Cortar as bebidas cafeinadas como refrigerante, café e chá de sua dieta, tanto quanto possível. Restringir a ingestão de algum deles pela a manhã ou início da tarde.

• Evite beber uma grande quantidade de fluídos ou comer uma refeição completa antes de ir para a cama à noite. (Mas tenha certeza de ter abundância de nutrientes e líquidos durante o dia.) Algumas mulheres acham útil comer mais no café da manhã e almoço e menos no jantar. Se as náuseas estiverem incomodando você pode querer comer uns biscoitos antes de ir para a cama.

• Tenha uma rotina de ir para a cama e acordar, na mesma hora todos os dias.

• Evite exercícios rigorosos antes de ir para a cama. Em vez disso, faça algo relaxante, como a imersão em um banho quente por 15 minutos ou fique em um ambiente aconchegante bebendo leite com mel ou uma xícara de chá medicinal.

• Se uma cãibra acordar você pressione os seus pés contra a parede ou fique de pé sobre essa perna. Além disso, certifique-se de que você está tomando cálcio suficiente em sua dieta, o que pode ajudar a reduzir cãibras nas pernas.

• Faça uma aula de yoga ou relaxamento para aprender outras técnicas para ajudá-la a desanuviar após um dia atarefado. (Certifique-se de discutir qualquer nova atividade ou dieta com o seu médico primeiro.).

• Se o medo e a ansiedade estão mantendo você acordada, considere matricular-se em um curso para gestantes. Mais conhecimento e a companhia de outras mulheres grávidas podem ajudar a aliviar os receios de que estão mantendo você acordada durante a noite.

O Que Fazer Quando Você Não Consegue Dormir Na Gravidez

Evidentemente, haverão vezes que você simplesmente não conseguirá dormir. Em vez de ficar virando-se de um lado para o outro, preocupando-se que você não está dormindo, e contando as horas até que o alarme toque, levante e faça alguma coisa: leia um livro, ouça música, assista TV, verifique as cartas ou e-mail, ou faça qualquer outra atividade que você aprecie. Eventualmente, você provavelmente sentir-se-á cansada o suficiente para voltar a dormir.

E, se possível, faça cochilos (30 a 60 minutos) durante o dia a fim de compensar o sono perdido. Não demorará muito antes que o seu bebê começe definir as regras do sono em sua casa, então melhor acostumar-se a dormir em turnos curtos.

Como você pode ver, embora haja algumas posições com mais vantagens que as outras, a melhor posição para dormir na gravidez é aquela na qual você sente-se mais confortável e consige dormir bem.

Mais Sobre Gravidez

Gravidez

Problemas na Gravidez

Fases da Gravidez - Mês a Mês

Fases da Gravidez - Trimestres