Sintomas e Tratamento da Toxoplasmose na Gestação

Agora que está grávida, você deve ter ouvido falar sobre uma doença chamada toxoplasmose na gravidez. Toxoplasmose pode ser uma séria preocupação se você contraí-la durante a gravidez.

A gravidez é um momento de grande alegria para a maioria das mulheres, afinal, você está esperando uma fabulosa nova adição à sua família muito em breve. No entanto, a gravidez pode ser também um tempo de inquietações e preocupações, sobretudo quando se trata de manter uma boa saúde pré-natal.

A toxoplasmose pode ser transmitida para o seu bebê, enquanto ele está no útero, causando sérias complicações de saúde.

No entanto, descobrir mais sobre a toxoplasmose pode ajudar a reduzir o seu risco de infecção da toxoplasmose na gestação.

O que é Toxoplasmose?

A toxoplasmose é uma infecção parasitária que pode causar sintomas semelhantes aos da gripe. O organismo que causa a toxoplasmose - Toxoplasma gondii - é um dos parasitas mais comuns do mundo.

A maioria das pessoas afetadas nunca desenvolve sinais e sintomas da toxoplasmose. Mas, para crianças nascidas de mães infectadas e para pessoas com sistema imunológico comprometido, a toxoplasmose pode causar complicações muito graves.

Se você é geralmente saudável, provavelmente não precisará de qualquer tratamento para a toxoplasmose. Se você está grávida ou tem baixa imunidade, determinados medicamentos podem ajudar a reduzir a gravidade da infecção. A melhor abordagem, porém, é a prevenção.

Embora a infecção seja bastante rara, ela afeta cerca de duas em cada 1000 mulheres grávidas, ainda é importante para as mulheres conhecerem os sinais e sintomas da toxoplasmose.

Causas da Toxoplasmose

Toxoplasma gondii (T. gondii) é um organismo unicelular parasitário que pode infectar a maioria dos animais e pássaros. Mas como se reproduz sexualmente somente em gatos, os felinos domésticos e selvagens são os melhores hospedeiros do parasita. O ciclo de vida complexo do T. gondii começa quando um gato come uma presa infectada, geralmente um rato ou um pássaro.

Toxoplasmose - Sintomas no Gato

Os gatos também podem ser infectados se alimentados com carne crua, contaminada ou solo contaminado. Os sintomas da toxoplasmose no gato podem aparecer ou não. Uma vez ingerido, o T. gondii enterra-se nas paredes do intestino delgado do gato, formando células em estágio inicial chamados oocistos que o gato elimina em suas fezes, geralmente por um período de 2-3 semanas. Uma única fezes pode conter milhões de oocistos. A maioria dos gatos saudáveis não vai excretar oocistos após esta fase inicial aguda

Dentro de alguns dias, os oocistos se tornam maduros, células altamente infecciosas que, sob certas condições, podem sobreviver no solo por meses. Se forem ingeridos por outro animal, elas se multiplicam rapidamente dentro do hospedeiro, eventualmente formando cistos inativos que se alojam principalmente no cérebro ou nos músculos. Embora o gato ou outro animal hospedeiro geralmente permaneça sem sintomas e não excrete oocistos, ainda pode transmitir o parasita a qualquer predador que entrar em contato.

Sintomas da Toxoplasmose

Os sintomas da toxoplasmose em muitos aspectos é semelhante em seres humanos. Depois que você está infectado com o T. gondii, o parasita forma cistos que podem afetar quase qualquer parte do corpo, mas muitas vezes afeta o cérebro e os músculos, incluindo o coração.

Se você é geralmente saudável, seu sistema imunológico mantém o parasita sob controle, e eles permanecem em seu corpo em um estado inativo. Isto proporciona imunidade para que você não seja infectado com o parasita novamente. Mas se sua resistência esta debilitada por doença ou certos medicamentos, a infecção pode ser reativada, levando a sérias complicações.

Este parasita pode então ser passado para você se caso entre em contato com um animal infectado ou produtos de animais infectados.

Os principais métodos para contrair toxoplasmose incluem:

* Entrar em contato com fezes infectadas de gato;
* Comer carne infectada, especialmente carne de porco, carne de veado;
* Entrar em contato com utensílios de cozinha infectados;
* Entrar em contato direto com ovinos infectados;
* A receber uma transfusão de sangue ou transplantes de órgãos.

Os sintomas da toxoplasmose são normalmente muito difíceis de reconhecer.

Infelizmente, isto significa que muitas das pessoas que estão mais expostas aos riscos de toxoplasmose nunca são tratadas. Além disso, quando você se torna infectado com toxoplasmose, a infecções pode ficar latente no seu sistema por muitos anos. Os sintomas geralmente são leves e podem incluir:
* Gânglios inchados
* Dor nos músculos
* Febre ou calafrios

Sintomas da Toxoplasmose Na Gravidez

Se você está grávida ou planeja engravidar, consulte o seu médico para fazer um exame / teste de toxoplasmose. Se você tem toxoplasmose ativa, o tratamento pode reduzir significativamente o risco para o bebê. Se você já teve toxoplasmose antes de engravidar, você geralmente não pode passar a infecção ao seu bebê.

Os sintomas da toxoplasmose na gestação é especialmente preocupante para as mulheres que estão grávidas.
Se você se tornar infectada, a toxoplasmose pode aumentar o seu risco de aborto e morte fetal. Uma vez que você está infectada, existe uma chance de 40% de que você vai transmitir o parasita Toxoplasma gondii para a sua criança.

Se isto acontecer, seu filho poderá desenvolver algumas questões muito graves para a saúde. 10% das crianças infectadas com toxoplasmose irão mostrar sintomas no nascimento, incluindo:

* Infecções oculares
* Erupção cutânea e icterícia
* Pneumonia
* Dano ao Sistema nervoso (incluindo convulsões e atraso do desenvolvimento)

90% dos bebês infectados não apresentam sintomas da toxoplasmose no nascimento. Em vez disso, os sintomas podem demorar alguns meses ou mais para se manifestarem. Os sintomas incluem freqüentemente infecções oculares causando cegueira, surdez, e dificuldades de aprendizagem.

Qual é o Tratamento Para A Toxoplasmose?

A maioria das pessoas que se tornam infectadas com toxoplasmose não necessitam de tratamento, o sistema imune naturalmente irá combater o parasita. Mas se estiver grávida, é essencial que você receba tratamento médico o mais rapidamente possível. O médico também realizará exames de ultrasom para descobrir se seu bebê foi infectado.

Tratamento da Toxoplasmose Na Gravidez

Se você está grávida e atualmente infectada com toxoplasmose, mas o bebê não está infectado, o médico provavelmente tratará com antibióticos a fim de reduzir a probabilidade de que o bebê seja infectado, sem representar um risco para você ou seu filho.

Quando o exame de toxoplasmose na gravidez indica que o feto tem toxoplasmose, o médico pode sugerir outro tratamento. O tratamento com medicamentos pode diminuir a gravidade da toxoplasmose congênita, mas não desfará qualquer dano feito.
Prevenindo a toxoplasmose na gravidez

Durante toda a sua gravidez, é uma boa idéia tomar medidas preventivas para garantir que você não seja infectada com toxoplasmose. Aqui estão algumas dicas para ajudar a manter você e seu bebê livre da doença:

* Mantenha seu gato dentro de casa;
* Evite limpar o seu gato enquanto estiver grávida. Se não há outro jeito, sempre use luvas;
*Evite entrar em contato com gatos extraviado;
* Use luvas de jardinagem se for mexer na terra;
* Evite contato com ovinos e outros animais de fazenda;
* Cozinhe todas as suas carnes até estarem bem cozidas. Carnes devem atingir uma temperatura interna 80° C e não devem parecer vermelhas no interior.
* Lave todos os utensílios de preparação de alimentos, tábuas de corte e superfícies cuidadosamente com sabão e água quente.

O que você pode fazer

* Anote todos os sintomas que você está enfrentando, inclusive os que podem parecer sem relação com o motivo pelo qual você agendado a consulta;
* Faça uma lista de medicamentos, vitaminas e suplementos que você está tomando;
* Anote suas dúvidas para perguntar ao seu médico;

Para a toxoplasmose na gravidez, algumas perguntas básicas para fazer ao seu médico incluem:

* Que tipos de testes eu preciso?
* Quais são os tratamentos disponíveis, e que você recomendaria?
* Quais são os tipos de efeitos colaterais que posso esperar do tratamento?
* Eu estou grávida. Que efeito isso terá sobre o meu bebê?

Além das perguntas que você tiver preparado, não hesite em fazer perguntas durante a sua consulta a qualquer momento se você não entender alguma coisa.

O que esperar do seu médico?

O seu médico poderá pedir-lhe uma série de perguntas para ajudar no diagnóstico tais como:

* Quando você começou a sentir os sintomas?
* Quão graves são os sintomas?
* Você consumiu recentemente carnes cruas ou carne que não foi completamente cozida?
* Você possuir ou entrou em contato com gatos?
* Você usa luvas de jardinagem ou mexe no solo?
* Você tem quaisquer condições ou toma quaisquer medicamentos que afetam o seu sistema imunológico?

Como você pode ver toxoplasmose na gravidez é uma séria preocupação para as mulheres grávidas e que deve ser tratada com a maior atenção a fim de evitar qualquer dano a você e ao seu bebê.

Mais Sobre Gravidez

Gravidez

Problemas na Gravidez

Fases da Gravidez - Mês a Mês

Fases da Gravidez - Trimestres